JAIR SOARES DE SOUSA



Jair Soares é natural de Fortaleza - CE, educador popular e gestor de projetos, músico, compositor, terapeuta, ator e cenopoeta. Mestrando em Linguística Aplicada - Uece/Posla,  Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela Faculdade de Educação São Luís(Fesl); Especialista em Educação Popular em Saúde pela Fiocruz-CE, graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), cursa Pedagogia na Faculdade IBRA. Possui  experiência em Educação Popular, Arte Educação, Movimentos Sociais e Culturais. Atuou como educador e assessor em diversas instituições como: Prefeitura de Fortaleza, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, Fundação da Criança e da Família Cidadã, Fundação Oswaldo Cruz, Centro Cultural do Bom Jardim, Fundação Educacional Silvestre Gomes, Colégio Santo Inácio Jesuítas entre outras instituições. É coordenador musical do Bloco de carnaval Doido é Tú, uma experiência de trabalho social com arte e saúde mental, envolvendo pacientes dos Caps de Fortaleza, brincante do Maracatu Nação Pici e de outros blocos carnavalescos de Fortaleza. Possui experiência de trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

Na área da Filosofia possui experiência em Teoria Crítica, Economia Política, Estética Filosófica e Filosofia da Arte. Em 2018, publicou o artigo: Independência: Libertação da Arte na Dimensão Estética de Herbert Marcuse, na revista Diaphonía da Unioeste - Paraná. É colaborador do Programa de Extensão Viva a Palavra - Uece/Letras desde 2014.  

Na área da saúde possui experiência com Educação Popular, Controle Social, Práticas Populares de cuidado, Sistematização de experiências, arte, cultura e saúde. É massoterapeuta formado pelo Espaço Ekobé da Uece e terapeuta comunitário pelo Movimento de Saúde mental e Comunitária do Bom Jardim,

Na área de Arte e Cultura possui experiência com composição musical, percussão, arranjos musicais, teatro, montagem de espetáculo e sínteses criativas. É cenopoeta do grupo Pintou Melodia na Poesia.

Na área de Elaboração de Projetos possui experiência com projetos de educação, arte, cultura, esporte e lazer e meio ambiente.

Na área de Gestão de Projetos possui experiência em PMBOK( Project Management Body of Knowledge).
      

Comentários