A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ADENTRANDO OS ESPAÇOS DO BRASIL ATRAVÉS DO CURSO EDPOPSUS.

Por Jair Soares - Educador Popular - CE



     Terminou neste sábado 23/11/2013 na cidade de Fortaleza - CE o último módulo teórico-prático em Educação Popular e Saúde( curso EDPOPSUS) para os Educadores Populares e Mediadores, que foram aprovados na seleção da FIOCRUZ, para serem os facilitadores de processos de aprendizagem em Educação Popular em Saúde. O Curso envolverá Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Endemias em todo o Brasil. A iniciativa parte dos coletivos de Educação Popular em Saúde juntamente com Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública e Escola de Saúde Joaquim Venâncio. O Cenário do curso no Estado do Ceará começa com grandes produções e resultados concretos. Os municípios de Fortaleza, Caucaia, Horizonte e Sobral serão os polos de formação do curso, no estado do Ceará.

     Todos os momentos de aprendizagem foram constituídos com vivencias artísticas, rodas de conversa, sínteses criativas etc. A metodologia utilizada foi o CÍRCULO DE CULTURA.

     O que seria o Círculo de Cultura? Espaço de diálogo permanente onde os temas discutidos dar - se - ão de forma coletiva através de palavras geradoras. No círculo existe um animador cultural e um relator. Após o levantamento das palavras geradoras pertencentes ao universo vocabular dos educandos, segue - se para o momento de tematização, tematizar seria procurar perceber a relação entre as palavras que os educandos colocaram com a sua prática, juntar em blocos a palavras e depois definir que tema será aprofundado a partir do que foi colocado. Depois da tematização abre - se um momento de profunda reflexão, nesse contexto os educando vão relacionar sua condição de vida, desejos, inquietações, situações limites e potencialidades.

     Das reflexões surgem as tensões principais que seriam interpretadas como SITUAÇÕES LIMITE a partir desses tencionamentos, os grupos irão pensar formas de superar estas situações limites. 

     É importante perceber que a Educação Popular propõe uma outra visão no campo da educação, considera como fundamental os princípios do DIALOGO, AMOROSIDADE, PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTO, PROBLEMATIZAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E O COMPROMISSO  COM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DEMOCRÁTICO POPULAR. 

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (PAULO FREIRE)









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