DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM A PERMACULTURA PARA PRÁTICAS DE ECOCONSTRUÇÃO NO ESPAÇO EKOBÉ EM FORTALEZA - CE

      
Por Jair Soares - Educador Popular - ANEPS - CE

Confira as fotos abaixo.


      Os Movimentos populares com seus cuidadores e cuidadoras que atuam no Espaço Ekobé em Fortaleza - CE, estiveram reunidos nesta terça - feira dia 18/03 para organizar o processo de trabalho do projeto DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM A PERMACULTURA. O Encontro foi marcado pelo diálogo e a escuta sensível sobre o processo historiográfico do Espaço Ekobé. A roda começou com um momento de energização com a vivência do corredor do cuidado, após o momento de acolhida, houve uma fala inicial a partir da Educadora Popular, Atriz e médica, Vera Lúcia de Azevedo Dantas. 
      O espaço Ekobé localiza - se no campos do Itaperi na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Este espaço foi constituído a partir dos movimentos populares que compõe a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde - ANEPS - CE, em 2005 pensou - se na idéia de organizar o espaço físico do Ekobé, dentro do Congresso da Sociedade Brasileira para o desenvolvimento das ciências - SBPC. A parti de 2005 o Ekobé surge como um espaço que tem como base de sua criação as práticas dos movimentos populares, formação e atendimento com a massoterapia, reflexologia, Reiki, práticas culturais a partir das linguagens da arte, ancestralidade a partir das práticas de terreiro etc. O Encontro teve a consultoria do arquiteto e permacultor, Skye Riquelme e a Bióloga e permacultora Ivone Riquelme. 

      Sobre o projeto Diálogos da educação popular em saúde com a permacultura

      A Permacultura é uma ciência que tem por base a ecologia sistêmica, geografia de paisagens e conhecimento de culturas tradicionais. Tem como chave-mestra as conexões entre os diversos elemntos de um sistema onde um dá suporte ao outros, de forma integrativa, cooperativa, cíclica, dinâmica e harmônica, evitando o desperdício e produzindo mais abundância e saúde para a terra, pessoas e comunidades. 

      A permacultura foi criada nos anos 70 por dois acadêmicos Australianos, David Holmgren e Bill Mollison como uma resposta aos desafios ambientais e sociais percebidos, tendo como eixo central o design, que pode ser traduzido como planejamento. Inicia - se com três éticas: cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e a distribuição equitativa dos excedentes. Isso significa que a Permacultura busca equilibrar e planejar de forma integral em três esferas principais, o ambiente ecológico, o ambiente social, ambiente econômico e da concepção que estas três esferas estão em interação e integradas de maneira a impactar fortemente a vida das pessoas, comunidades e do planeta.

      Desta forma o encontro do projeto EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E PERMACULTURA trouxe as idéias de organização do espaço no qual será construído o novo  Ekobé, bem como, o cronograma que será designado para o início do projeto. Lembrando que este projeto tem como foco a formação de integrantes dos movimentos populares, estudantes da UECE e de outras instituições de nível superior, atores de projetos de extensão e da estratégia de educação popular em saúde Cirandas da Vida.( Fonte: Retirado do Projeto Educação Popular em Saúde e Permacultura)

      A promoção deste projeto é protagonizada pela UECE/ PROEX/ EKOBÉ/ ANEPS - CE/CIRANDAS DA VIDA. Tem como parceiros, SMS FORTALEZA/ OPAS/ MINISTÉRIO DA SAÚDE. Patrocinadores: SGEPS/ MINISTÉRIO DA SAÚDE E OPAS. Entidade executora: IEPRO/UECE.









      

Comentários