SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE 2014.



Ministério da Saúde realiza Seminário  Nacional de Educação Popular em Saúde em Brasília
 
O evento será um espaço de debates, trocas de experiências e reflexões sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde recentemente pactuada no SUS.
 
O Seminário de Educação Popular em Saúde, promovido pelo Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/MS), acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília e faz parte da agenda comemorativa dos 10 anos da SGEP, que corresponde também aos 10 anos de acolhida do MS à EPS.
 
A abertura do seminário está articulada ao evento de lançamento do Marco de Referencia da Educação Popular para as políticas públicas promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República.
O Marco de Referência expressa o esforço do Governo Federal em articular os processos educativos/formativos realizados nos múltiplos setores das políticas públicas, como também, apresentar um referencial político-metodológico para os mesmo, a fim de fortalecer a participação popular. 
 
Vale destacar que, previamente ao Seminário, no dia 21 de maio,  estará acontecendo no mesmo local do evento, a Arena de Participação Social que será aberta pela Presidenta Dilma Roussef. A Arena reunirá gestores públicos, representantes da sociedade civil, educadores, articulados em movimentos sociais populares e ONGs. Uma das convidadas para a abertura da Arena é a Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, que irá representar os Conselhos de Direito.
 
O Seminário será um espaço de diálogo e formulação de estratégias para  a implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), recentemente pactuada, buscando a descentralização de suas ações nos estados e municípios.
 
Para o Ministério da Saúde, a EPS se apresenta como importante referencial para os processos de democratização do SUS, contemplando os eixos da gestão, do cuidado, da formação, do controle social e da participação popular.
 
A EPS, seus princípios, saberes e jeitos de fazer apresentam-se transversais na implementação das políticas de promoção da equidade como da população Negra, LGBT, Ciganos, Populações do Campo, da Floresta e das Águas e População em Situação de Rua.
 
A PNEP-SUS é uma política construída coletivamente entre as Secretarias do MS, protagonistas do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS), apresenta assim, interface direta políticas já em implementação no Sistema de Saúde, em especial a Política Nacional de Humanização, de Atenção Básica, de Práticas Integrativas e Complementares, coordenadas pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e de Educação Permanente, coordenada pela Secretaria de Gestão no Trabalho e Educação na Saúde (SGTES).
 
 
No Seminário de Educação Popular em Saúde, além da representação dos movimentos populares, educadores e técnicos do MS, participarão também conselheiros de saúde, gestores e trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Destaca-se a presença da Sra. Nita Freire que contribuirá com as reflexões sobre a Educação Popular em Saúde – EPS.
 
Durante a programação serão homenageados os selecionados na 1a Edicão do Prêmio Victor Valla.
 
Na programação cultural teremos a presença dos grupos Flor de Pequi de Pirenópolis, Xicas da Silva de Belo Horizonte,  Coco Amaro Branco de Recife e o grupo de dança cigana da Associação Internacional Maylê Sara Kalí. Além disso os participantes terão a oportunidade de vivenciar práticas de cuidado alternativas como Massoterapia e Reiki.
 

       Não é, porém a esperança um cruzar de braços e esperar.
    Movo-me na esperança enquanto luto,  
se luto, com esperança espero.
Paulo Freire 

Comentários