II ENCONTRO NACIONAL HERBERT MARCUSE 2016



"Hoje temos a capacidade de transformar o mundo num inferno e estamos a caminho de fazê-lo. Mas também temos a capacidade de fazer exatamente o contrário". Herbert Marcuse
O II Encontro Nacional Herbert Marcuse: Contenção, Contestação e perspectivas de emancipação dar continuidade a iniciativa do Grupo de pesquisa Atualidade do Pensamento Político de Herbert Marcuse/UECE de divulgar a obra comprometida com a mudança social e com a emancipação humana do frankfurtiano Herbert Marcuse (1898-1979) que nas palavras da ativista negra e feminista Ângela Davis, ensinou que seria possível ser simultaneamente "acadêmico, ativista, professor e revolucionário".

Foi com grande surpresa e satisfação que organizamos nosso I Encontro Nacional Herbert Marcuse: Atualidade de "O Homem Unidimensional" no ano de 2015 entre os dias 28 a 30 de setembro no Centro de Humanidades (CH) da UECE. Nas reuniões os organizadores do encontro avaliavam que seria um "sucesso" caso o encontro conseguisse reunir em torno da obra de Marcuse no máximo 20 pessoas e para surpresa o encontro contou com mais de 100 inscritos. Tivemos a oportunidade de receber as palestras de dois tradutores do livro O Homem Unidimensional, o professor Robespierre de Oliveira e a professora Deborah Antunes, o livro havia recebido recentemente uma nova tradução e fomos os responsáveis pela sua divulgação no auditório da Livraria Cultura no nosso último dia do encontro.

Esperamos que nosso II Encontro nos surpreenda e nos gratifique tanto ou mias que o I Encontro e que possamos contribuir com o ressurgimento e pelo interesse dos estudantes e militantes de esquerda (assim como Marcuse comprometidos com a liberdade e felicidade humana) pela obra de Marcuse, que longe de ser datada como acusam seus críticos mais apressados, permanece atual, pois enquanto vigorar as diversas formas de dominação denunciadas nos escritos do frankfurtiano sua obra permanecerá atual.
INSCRIÇÕES: http://uece.br/eventos/2EncontroHerbertMarcuse2016/

Att.
GP-MArcuse/UECE




Comentários