CURSO: Cenopoesia e Educação Popular como caminho metodológico para a construção do Jogo de Linguagem Sarau


Estivemos reunidos na quarta - feira dia 13/03/19 para nosso segundo encontro do Curso CENOPOESIA E EDUCAÇÃO POPULAR em diálogo com o JOGO DE LINGUAGEM SARAU. Essa formação faz parte do Programa de Extensão Viva a Palavra do Curso de Letras da UECE, sob a coordenação da professora Claudiana Nogueira Alencar e com a facilitação do Educador Popular e Cenopoeta, Jair Soares. Os encontros acontecem todas as quarta - feiras nos horários de 18:00 ás 20:00. 

O encontro teve inicio com acolhimento e troca de saberes entre os educandos(as). Cada participante compartilhou o que produz na sua caminhada, falaram o NOME, O QUE FAZEM e o MOVIMENTO NO QUAL FAZEM PARTE. Destacamos a participação de representantes dos cursos de Geografia, Letras, Ciências Contábeis, História, Filosofia e Psicologia. Temos também, capoeiristas, permacultores, poetizas, musicistas e uma bailarina. Essas informações foram expressas nos depoimentos de cada educando(a). O acolhimento foi finalizado com uma roda de abraços no sentido de fortalecer as dimensões afetivas da turma juntamente com a potencialização dos vínculos. Após o acolhimento foi realizado um resumo introdutório do curso, destacamos os objetivos essenciais da formação que pretende: 


1. Refletir sobre as concepções de Linguagem cenopoesia e educação popular como possibilidade metodológica para a construção do Jogo de linguagem Sarau;

2. Problematizar o processo histórico/crítico/político da Educação Popular no Brasil e na América Latina como práxis emancipatória, as concepções pedagógicas que à orientam e as possibilidades de diálogo com a linguística aplicada;

3. Discutir e desenvolver roteiros e intervenções cenopoéticas em diálogo com o Jogo de Linguagem Sarau;

4. Compreender e experienciar a produção do conhecimento tendo como base a Linguagem cenopoética e da Educação Popular;

5. Propiciar vivências cenopoética (intervenções, cortejos, saraus) que contribuam para o diálogo e a produção de saberes entre os participantes e a comunidade. 

1. O QUE COMPREENDO POR LINGUAGEM?
2. COM QUE LINGUAGEM EU ME ENCONTRO? 

Na socialização do universo vocabular dos participantes, foram surgimento diversos apontamentos e saberes que foram organizados em tarjetas. Algumas palavras-chave foram fundamentais para nossa produção de saberes: COMUNICAÇÃO, JOGO, CORPO, JOGO DE CORPO, MUSICAL, REVOLUÇÃO HUMANA, TRANSMISSÃO, POPULAR E INFORMAL, TRANSFORMAÇÃO E CÓSMICA. Durante o percurso cada educando trouxe o sentido que representava cada palavra em sua caminhada. Compreende - se que nos depoimentos que foram surgindo, cada educando foi construindo um terreno de produção de saberes e conceitos. Ao mesmo tempo, percebe - se que as reflexões faziam parte das experiências de vida de cada um/uma. Considera - se que o exercício da ESCUTA DA PALAVRA é um ato político de fundamental importância e que à FALA está associada ao campo da AÇÃO desses sujeitos. 

Expressaram a criticidade em relação a luta política pela melhoria das condições de vida, trouxeram o sentimento em relação as linguagens da arte, levantaram a importância da perspectiva e do saber popular, colocaram a importância dos afetos como possibilidade de potência de SER e AGIR e a importância diálogo como fio condutor de processos vitais. Por fim, foi realizada uma síntese a partir de um recorte de poema da obra LÂMINAS(2009) do Cenopoeta Ray Lima.

MINHA PALAVRA DADA
PALAVRA À MARGEM DA FOLHA
OU DA TELA PROGRAMADA
MINHA PALAVRA
CAMISA DE FORÇA
NÃO ESSA PALAVRA VICIADA
EM VÍRGULA, PONTO
PONTO E VÍRGULA
PALAVRA PERIGO
PALAVRA OPERÁRIA.........

Concluindo a síntese do exercício do Círculo de Cultura, o grupo foi convidado para apreciar uma exposição dialogada sobre a dimensão histórico crítica da Cenopoesia, bem como, seus precursores nas pessoas do cenopoeta Ray Lima e do professor de arte cênicas José Cordeiro. Contextualizamos que a  Cenopoesia surgiu no momento ideológico e político dos anos 80 no Brasil. O cenário era desafiador, sobretudo, quando se fala em negação de direitos, falta de compromisso por parte dos grupos políticos da época e ao mesmo tempo, toda movimentação e determinação de diversos seguimentos sociais que lutaram/lutam contra a negação de seus direitos. Por fim, concluímos o encontro até a introdução sobre o surgimento da Cenopoesia e ficamos de retomar no próximo encontro.






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